quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ética nas transmissões de tv em direto

Assisti, ao princípio da noite de ontem, casualmente, à colhida de um forcado na pega do 1º touro na Corrida da RTP, que estava a ser transmitida em direto.

Já assisti a outras situações do género, em Portugal e também em Espanha, onde testemunhei, ao vivo, colhidas graves de homens que lidavam o touro.

Mas, em direto, na tv, foi a primeira vez.

Quando estas situações acontecem, levantam-se várias questões do foro da ética, nomeadamente: deve o realizador repetir a imagem da colhida? Devem as câmaras aproximar-se do corpo inanimado?

Penso e defendo que, nestes casos, o realizador deve abster-se de repetir as imagens da colhida (uma tourada não é um jogo de futebol, uma colhida de um forcado não é um fora de jogo) e deve passar planos distantes, em que o espectador se aperceba do que está a acontecer no recinto mas não seja confrontado com imagens muito próximas, que serviriam apenas para, sem decoro nem respeito, exibir o sofrimento e a dor, do próprio e dos seus familiares.

Infelizmente, não foram essas as opções do realizador - mas deveriam ter sido, tanto mais que a RTP é a estação a quem está concessionado, em exclusivo, o serviço público de televisão e tem, por isso, especiais responsabilidades na defesa (e prática) destes princípios de ética elementar.

Deixei de acompanhar a transmissão - que julgo que prosseguiu até ao final da corrida - mas interessei-me pelo estado de saúde do jovem forcado, que saiu do Campo Pequeno em maca, inanimado.

Procurei a notícia no site da RTP, naturalmente.

Mas, até à hora a que escrevo (00h30 de 6ªfeira, 23 de agosto), não surgiu uma única referência.

Penso que a RTP deveria ter dado pronta notícia sobre, pelo menos, o estado de saúde do forcado. Mas ainda não o fez.

Ou seja, a RTP violou normas éticas elementares na utilização de imagens da colhida e continua a violar um outro dever, de forma igualmente censurável, que é o de informar sobre o estado de saúde do jovem que um toiro feriu durante uma corrida de toiros promovida e transmitida pela estação.

Sem comentários:

Enviar um comentário